Regras Para Pedir Livro Emprestado



Ei, você que adora ler livros e não tem os seus próprios, e sempre pede emprestado dos outros, atente para estas regras, que fazem parte da ETIQUETA SOCIAL DE AMIZADE. Uma etiqueta para se viver bem e não perder os amigos! Vamos lá?



Regra #1 - NÃO PEÇA

Isso evita muitas dores de cabeça para quem empresta. Quem tem livros tem ciúme dos livros. Livros são mágicos, mas antes disso, têm páginas, capas e orelhas que podem se danificar pelo mal manuseio. Ainda que você saiba manusear com cuidado, o dono do livro nunca fica completamente descansado, e isso é um estresse desnecessário. Seria muito melhor se ninguém pedisse os livros emprestados. Existem alternativas para pedir livros emprestados:

a) Compre seus próprios livros - esta é a primeira alternativa. Se não tem dinheiro para comprar numa livraria, compre num sebo, é muito mais barato e os livros estão em ótimo estado.
b) Troque seus livros por outros em sebos - Você tem um livro que já leu bastante mas quer ler outros, leve-os a um sebo. Geralmente, os comerciantes de sebo trocam dois livros seus por um deles. E com isso você vai lendo mais e mais livros.
c) Empreste livros de uma biblioteca - para pedir livros emprestados, lá é o lugar, e não na casa de seu amigo. Quanto menos você pedir livros emprestados, melhor sua relação com seus amigos, menos estresse você vai causar e você não ficará conhecido como "a visita para pedir livros". É muito chato.


Regra #2 - SE FOR CARA-DE-PAU E PEDIR, DEVOLVA O MAIS RÁPIDO QUE PUDER

Pois é. Se ainda assim você tiver cara-de-pau e pedir um livro emprestado, primeiro observe os sinais do seu amigo. Se ele fizer uma cara estranha, se colocar algum obstáculo, fique atento, ele está te dando chances de voltar para a Regra #1, não perca esta chance! É muito ruim mandar sinais e a outra pessoa não ler nas entrelinhas. É chato, e fere a etiqueta social de amizade. Mas, se ainda assim você for mais cara-de-pau ainda e ignorar estes sinais, e a outra pessoa não tiver coragem de dizer que não empresta, faça de tudo para devolver o livro o mais rápido possível.

Geralmente, pessoas que não têm ocupação conseguem ler um livro de 300 páginas, um tamanho médio de livro, em apenas algumas horas. Estudantes, que têm que ir para a escola e fazer tarefas em casa, lendo todos os dias e nos intervalos conseguem terminar um livro do mesmo tamanho em três dias. Se tiver uma ocupação maior e ler apenas durante a noite, podem ler em uma semana.

Uma semana é o tempo máximo para se ler um livro. Não tem necessidade de mais tempo do que isso. Tem gente que pega o livro emprestado e age como se o livro fosse próprio e pudesse deixá-lo de lado para ver um filme, ou assistir bobagens na internet, ou ler quando tiver vontade. Se está sem vontade de ler, não devia ter pedido o livro emprestado. Se pediu, leia logo e devolva.

Tem gente que demora um mês ou mais para devolver um livro. E quando o devolve já vai direto para a estante do amigo para escolher o próximo que vai levar. Não é uma feira, ou uma biblioteca; é a casa e uma estante particular de uma pessoa; é preciso ter respeito pelo dono dos livros. Um mínimo de respeito é requerido aqui.

Uma semana é o prazo máximo para se ler um livro emprestado. Se tem outras prioridades e outros afazeres que te impedem de ler o livro, não peça o livro emprestado. Atente para a Regra #1.


Regra #3 - QUANDO DEVOLVER, O LIVRO DEVE ESTAR NO MESMO ESTADO OU MELHOR

Ninguém quer um adicional no livro quando empresta. Ninguém quer uma orelha a mais, ainda que seja minúscula. Um arranhão na capa. Uma pequena e inofensiva queda que deixa a pontinha amassadinha, uma marca que seja. Quanto mais um rasgo, uma bebida derramada, uma marca qualquer de lápis.

Portanto, existem cuidados que são seguidos pelos DONOS DOS LIVROS e que também devem ser seguidos pelos que os pedem emprestados:

1. Não abra o livro demais para ler, respeite a abertura natural do livro.
2. Não use as orelhas dos livros para marcar as páginas, para isso existe o marcador de livros. Isso deforma as orelhas e as páginas, deixando o livro com um aspecto terrível.
3. Se não tiver um, use um pedaço de papel, mas nada mais grosso do que isso. Isso deforma as páginas e deixa o livro horrível.
4. Mantenha bebidas o mais longe possível do livro.
5. Não o use como qualquer outra função além de livro; como peso de papel, escora de alguma coisa, porta-copos, etc.
6. Não seja idiota ou estúpido, o livro não é seu, trate-o com o máximo cuidado possível.


***




Siga estas regras à risca, e você será sempre bem quisto pelos seus amigos. A primeira regra é a melhor de todas, mas se não consegue segui-la, pelo menos siga as outras duas que são primordiais e imprescindíveis. Não seja um garoto ou garota chato, não seja conhecido como "pentelho" ou "olho-grande". E tome um grande, grande mesmo, espaço de tempo entre um pedido e outro de empréstimo para a mesma pessoa. É muito chato ter sempre a estante com um livro faltando em casa, porque sempre que a pessoa devolve o livro, vai embora com outro.

Nossos livros são conseguidos com muito custo, os livros são caros, você sabe. São nossos xodós, temos cuidado deles, tiramos da estante para limpá-los, organizamos com uma organização própria criada por nós mesmos. Cada um deles tem uma história própria e uma história com seus donos, uma história de como foi conquistado. Isso mesmo: cada livro na nossa estante foi uma conquista. Parte de uma coleção que ainda está sendo organizada. Ninguém gosta de emprestar livros, então, seja respeitoso com isso.

Vamos tornar nossa sociedade uma sociedade melhor, e a convivência mais agradável e com menos estresse!!!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário